APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
No aproveitamento de créditos, o aluno cursa durante 6 meses ou um ano matérias de seu interesse próprio, desde que sejam aprovadas pelo coordenador do seu curso na Escola Politécnica, em uma faculdade no exterior.
Os número de acordos com a Escola para esse tipo de programa é bem mais numeroso que os acordos de duplo diploma. A gama de possibilidades e oportunidades é bem mais variada e tem mais chance de se adaptar aos planos profissionais de cada aluno.
Processo Seletivo
O processo seletivo para o programa de Aproveitamento de Estudos ocorre em 3 etapas, todas eliminatórias e se inicia, geralmente, em Janeiro/Fevereiro/Março. O intercâmbio tem início no segundo semestre do mesmo ano, normalmente entre os meses de agosto e setembro, e apresenta duração usual de 2 semestres.
1. Primeira Etapa:
A primeira etapa é a inscrição online para o programa. No ato da inscrição, o candidato deverá estar cursando o 7º ou 9º semestre ideal ou o 8º ou 11º quadrimestre/período ideal.
Obs: alunos de transferência externa ou interna devem realizar a inscrição na sala do Serviço de Relações Internacionais da Escola Politécnica da USP (SVREInt-POLI, antiga CRInt - Poli) no Prédio da Administração da POLI.
Nessa etapa o candidato deve optar por até cinco Instituições de Ensino Superior conveniadas.
É na inscrição que o candidato deve fornecer seu Curriculum Vitae (CV), Projeto Profissional e seu(s) certificado(s) de proficiência linguística. Durante a primeira etapa um grupo de professores da EPUSP analisa as candidaturas e avalia quais candidatos passarão para a segunda fase. A avaliação considera o CV, o Projeto Profissional, a média ponderada e a posição relativa do aluno no seu curso e no seu ano de ingresso.
Obs: Para informações sobre o nível de proficiência exigido, é necessário consultar o site da IES no exterior.
2. Segunda Etapa:
Na segunda etapa, os candidatos qualificados devem comparecer a uma entrevista única e individual onde professores da EPUSP farão a avaliação do candidato na entrevista. Nessa etapa, o candidato deverá entregar na sala da SVREInt-POLI cópia(s) simples do(s) certificado(s) de proficiência linguística e, na falta do certificado oficial, o candidato poderá apresentar atestado(s) de cursos de línguas particular.
Após a divulgação do resultado da entrevista o candidato deverá manifestar a aceitação ou não da vaga para qual foi pré-selecionado.
Obs: O critério de alocação nas vagas é o seguinte: o 1º candidato classificado será designado para sua 1ª opção escolhida. O 2º candidato classificado para sua 1ª opção ou, caso ela já tenha sido preenchida, para sua 2ª opção e assim sucessivamente.
Ao final dessa etapa, o SVREInt-POLI comunica às IES conveniadas a lista de alunos pré-selecionados para o intercâmbio.
3. Terceira Etapa:
Na terceira etapa, sendo de responsabilidade da Instituição de Ensino Superior na qual o aluno foi possívelmente aceito, os candidatos pré-selecionados deverão reescrever o formulário de candidatura, o Curriculum Vitae e o Projeto Profissional na língua do país de destino ou em inglês, conforme solicitado pela IES.
Após a análise desses documentos, a Instituição de Ensino Superior conveniada comunica a SVREInt-POLI a lista de alunos aceitos para realizarem o intercâmbio.
Depois de aceito, o aluno deverá apresentar um Plano de Estudos, ou seja, uma lista com o código e/ou título das disciplinas que deseja cursar na IES com no mínimo 12 créditos/ECTS por semestre (1 crédito USP=1 crédito ECTS). Esse plano de estudos deverá ser aprovado e assinado pelo Coordenador de Curso na POLI.
Obs: É aconselhado pela SVREInt-POLI que o aluno elabore o plano de estudos juntamente com o Coordenador de seu curso na POLI e que verifique se na IES a qual ele está se candidatando é permitido cursar disciplinas não relacionadas à área de engenharia. Esta atitude facilitará o aproveitamento e/ou equivalência dos créditos cursados no exterior.
Bolsas
O processo seletivo do Aproveitamento de Estudos não oferece bolsa, ou seja, cabe ao aluno arcar com as despesas como passagens etc. No entanto, é possível obter uma bolsa de estudos através de outros programas, como a Bolsa USP Mérito Acadêmico e Santander (AUCANI).
- Aucani
A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) oferece dois tipos de bolsas, a de Mérito Acadêmico e da Empreendedorismo. A bolsa para Mérito Acadêmico contempla alunos que obtiveram vaga pela Poli ou pela própria Aucani e, normalmente, é oferecida uma vez por ano, onde, no primeiro semestre, são distribuídas cotas de bolsas para cada unidade USP. Para alunos que adquiriram vaga para intercâmbio da própria Escola Politécnica, esta deverá indicá-lo para concorrer à bolsa.
A bolsa Empreendedorismo é Gerenciada pela AUSPIN, a Agência USP de Inovação. Para participar da Bolsa, o aluno deverá inscrever o seu projeto no Sistema Mundus e, caso seja selecionado, prosseguir com as demais fases de seleção. Para esse tipo de Bolsa, o Aluno Também pode ser indicado pela Poli.
- Santander
A bolsa Santander se caracteriza por uma bolsa de livre concorrência, não tem vagas destinadas especificamente para as unidades USP, e é oferecida apenas para alunos que farão intercâmbio para países da América Latina, Portugal ou Espanha. Além disso, o oferecimento dela não é fixo, depende de acordos de fechamento de convênios com o Santander Universidades e, para participar, o aluno deve ser indicado pela Aucani ou pela Poli.